Queridinha

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

O tempo e a educação... o que estamos plantando agora?



Acordar, acordar, acordar.
Nem sempre é fácil despertar quando passamos muito tempo acreditando em coisas que julgávamos certo, quando acordamos aprendemos que a vida é bem mais do que apenas sobreviver as 24 horas do nosso dia, parece que depois de acordar os dias se tornaram bem curtos e chegamos no final do dia achando que não aproveitamos nada, isso acontece com milhares de pessoas porque ouvimos muitas delas dizerem que esse ano pareceu ser um relâmpago, o tempo passou rápido.
Sim, o tempo não existe, a nossa disciplina precisava disso, de sabermos que o dia e a noite se conta para não perdermos o nosso controle, e o tempo foi passando... passando e no fim, não nos disciplinamos, porque continuamos ainda sem educação alguma.
Quando ensinamos aos nossos filhos sobre a vida, falamos sobre respeito, sobre o orgulho e egoísmo, queremos que aprendem sobre o amor , a caridade entre outros atributos, mas muitas vezes exigimos virtudes que muitas ou na maioria das vezes nos falta, mas como o mundo é uma caixinha de surpresa educamos pelo exemplo.
Não adianta falar sobre caridade se agirmos ao contrário do que ensinamos , é uma porta aberta para rebeldias futuras, devemos cumprir o que ensinamos, essa história de faça o que eu falo mas não faz o que eu faço, é um tanto hipócrita.
Estudamos as pessoas todos os dias, analisamos atos e palavras, então não adianta falar sobre uma filosofia se você não a vive,principalmente senão formos professores de filosofia e história, de que vale as nossas palavras se buscamos a enganar o outro?
O tempo nos disciplina mas ele nos educa quando entendemos a lei do retorno, ou lei do karma, enfim, independente do nome, o tempo é o nosso eterno professor...
Sabe aquele ensinamento sobre o que se planta, se colhe... não adianta a gente falar esse sermão milhões de vezes se a gente não reparar o que estamos plantando, porque os nossos filhos só entendem na prática, aprendemos na prática.
Como ensinar isso, uai... plante, seja uma semente de feijão... depois disso, comece a ensinar essa filosofia através de exemplos, na sua e na vida dele, conte os fatos, e depois pronto... repare nas suas mudas e comprove os fatos, tudo que plantamos colhemos e admita, a gente falha , a gente cansa e a gente colhe.
A educação em nossos lares começa dentro da gente, do que pensamos e como agimos , tudo é aprendizado.
Na pandemia estamos sendo obrigados a reparar mais nas nossas mudinhas, porque estamos sendo mais expostos ao que somos de verdade, não adianta nos escondermos em falsas palavras, as nossas atitudes nos expõem e olhe só, porque nos escondermos se um dia tudo vem a tona... as nossas pequenas ações diz mais do que os sermões que falamos...
Então sejamos honestos para com os nossos filhos, não temos superpoderes, somos humanos sem grandes poderes, que trabalhamos em empregos normais para mudar o mundo a nossa volta, portanto sejamos honestos com os nossos filhos.
Aprendemos a engolir o choro, a não ligar para os bullings que sofremos, aprendemos apanhando de vara, chineladas e até socos em alguns casos, e o que nos serviu? Para que os agressores fossem impunes, sim... aprendemos sobre a impunidade desde cedo, porque a nossa vida tinha que ser diferente hoje?
Então, mimimi? Isso tem que mudar, não existe mimimi existem pessoas que precisam serem ouvidas, quantos de nós, pais, ensinam seus filhos a se exporem para nós, e lá fora dos portões das nossas casas ensinamos eles a se calarem? 
Existem preconceitos, existem pessoas ruins sim, mas existe uma coisa que se chama justiça, não se pode educar um filho fazendo -o acreditar que bater resolve ... não resolve... bater não é educar... por isso conversar é um ato de amor, e o tempo nos ensina que vamos colher os frutos do que plantamos, então vamos mudar enquanto a plantinha está no brotinho... o mundo merece uma mudança, o mundo merece isso... nossos filhos merecem isso...
O tempo muda o tempo todo, nós mudamos mas vamos cuidar de como estamos nos comportando diante dele, se os nossos métodos de educação não estão dando certo, mudemos a metodologia. O medo nos controla, percamos o medo, os nossos filhos não são robôs , pensam por eles mesmos e depois não reclame da forma que eles vão viver... a culpa é toda nossa.
Daqui um tempo nossos filhos crescem, e vão questionar sobre a educação , sobre tudo o que viveram até ali... então conversar com eles desde cedo, discutir sobre a vida, mostrar o que é bom, mostrar o que é ruim, começa cedo... começa cedo, não vamos perder tempo batendo neles, como se estivéssemos tentando educar um escravo, seres humanos não são escravos, isso foi uma história negra da sociedade que devemos apagar ... não podemos perpetuar esse tipo de educação... não vamos dar continuidade o que não vai dar certo nunca... ensinamos sobre a lei do karma, ensinamos com exemplos e com fatos, ensinar a realidade de forma que aprendem com amor...
Quem aprende com amor, sempre será uma pessoa feliz.

Nenhum comentário:

Fique sabendo mais!!!!!

Seres alados!!

Seres alados!!
Somos alados quando temos boas atitudes.As minhas asas quebram quando minto, perco penas quando fico triste mas nunca perco a fé porque sei que vou voar para a eternidade.