Queridinha

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Them - A série brilhante , assustadora e perturbadora da Amazon!!!

 


Eu e minha mania de criticar o cinema... Quem nunca?

Desde que descobri a psicanálise eu me deleito nas obras de arte, e me delicio com o que eu posso aprender com o cinema, com as fotografias, entre outras manifestações artísticas, com o pensamento humano, analisar o que leio e o que vejo se tornou um hábito peculiar, eu filosofando sempre, embora eu sempre me encontro num estado socrático, emfim...

Assisti uma série chamada Them, pela Prime Vídeo, baseada em fatos reais, eu confesso que me causou uma certa asia, uma aflição que se exteriorizou no meu corpo entre calafrios e muita exaltação. são duas temporadas, se baseia no racismo americano, sendo implacável e numa palavra mais recente no meu linguajar  " nojento" é uma série de terror, eu não me sinto a vontade com filmes e séries de terror, mas fui ousada já que se tratava de racismo e machismo, palavras que me trazem bastante questionamento, mas vamos lá.

A primeira temporada se passa na década de 40 a 50,  as cenas intercalam entre o passado e presente, uma família negra se muda para a Califórnia e vivem uma situação de terror porque a comunidade branca tenta a todo custo os expulsarem de casa , o preconceito é tão intenso e abominável que eu demorei um tempo para me acostumar com a série, os sentimentos de revolta causados pelo preconceito é crescente causando a violência , além disso vem a parte que me deixou de cabelos em pé, Os espíritos além de assustadores , eles obsediavam a família ao ponto de cometerem a violência e os levarem a loucura.

Algumas cenas me marcaram muito, a filha mais velha do casal sofria muitos ataques preconceituosos e acabou se isolando na escola, ela motivada por um espírito se pinta de branco, a cena é muito forte porque ela se convence que ser branca a faria ser tratada melhor, acreditou na ideia errônea sobre a "superioridade branca" , quando ela aparece pintada de branco no campo de futebol,foi comovente e esse sentimento de incômodo gritou dentro de mim, foi assustador e triste, a outra cena que me causou uma certa tristeza  os vizinhos fizeram alguns bonecos negros e penduraram na varanda da casa de maneira que simulava enforcamentos... 

O fator dominante do racismo me causava um sentimento de medo , nem precisava de espíritos para aterrorizar essa série,só o racismo já bastaria.

A segunda temporada é uma onde de assassinatos envolvendo um espírito que causava medo nas pessoas, quer dizer, as pessoas literalmente morriam de medo e a ligação íntima do espírito assassino com a própria investigadora do caso, e esse fator surpresa ajuda na solução dos assassinatos, é assustador como se constrói esse processo psicológico do assassino, a sua mente construída através de traumas e como ele se comporta diante do preconceito, das suas memórias infantis e como ele se transformou num assassino que lembra " A hora do pesadelo".

A série não é só uma história que nos faz refletir sobre o racismo e o machismo, a série retrata uma parte triste da história da humanidade, sobretudo do racismo estrutural americano, que não se difere do racismo brasileiro, já que racismo é sempre racismo,e o machismo negro que reafirma a nossa busca incansável pelo sentimento de humanidade.

O cinema é como um sonho que está repleto de câmeras escondidas, ele retrata a alma , as nossas facetas e as nossas ações desumanas e outras formas mais humanas de como vemos o mundo, embora o cinema , a literatura, as belas artes são apenas parte de nosso inconsciente coletivo, dizem muito sobre o que somos e o que pensamos, de como tratamos algumas questões importantes que permeiam o nosso espírito.

A arte educa e impressa sobre nós ideias , pensamentos e emoções, a arte diz muito sobre as nossas vidas, os nossos gostos, as nossas percepções e diz muito sobre o próprio artista, embora há diferentes pontos de vistas , há sempre a verdade impressa na arte.

Todos nós materializamos os nossos pensamentos em ações, conselhos e na arte, qualquer manifestação é sim a nossa impressão de mundo, tudo diz alguma coisa.

Embora o cinema seja uma maneira de entretelimento, ainda sim, é manifestação de pensamentos e a nossa filosofia pessoal, portanto, tudo tem algo a ser ensinado e aprendido. 

Nenhum comentário:

Fique sabendo mais!!!!!

Seres alados!!

Seres alados!!
Somos alados quando temos boas atitudes.As minhas asas quebram quando minto, perco penas quando fico triste mas nunca perco a fé porque sei que vou voar para a eternidade.