Queridinha

quinta-feira, 23 de maio de 2024

Abuso sexual!!! Até quando esse assunto vai precisar ser lembrado???

 



Quando enxergamos alguns sinais, já é tarde demais, algo de ruim aconteceu.

Crianças e adolescentes vítimas de abusos sexuais não é uma história recente, não existe uma data do começo de tudo, mas podemos dar um fim a cultura de estupro.

As denúncias são diárias, estão em nossos lares com pessoas conhecidas e desconhecidas, o perigo não tem um endereço fixo, ela envolve mais do que sinais de que acontecem, existem as consequências, e infelizmente nem sempre há punições , não por falta de leis de proteção, mas nem sempre os abusos são denunciados.

Desde que o mundo é mundo a vulnerabilidade existe,e existe a cultura do estupro, antes dos tempos atuais, os estupros eram permitidos, casamentos entre crianças e adultos existiam, e em algumas culturas ainda existem, embora a nossa "humanidade" tenha se desenvolvido tecnologicamente precisamos de algumas melhorias morais.

A proteção contra abusos sexuais que acontecem não é tão real como deveria ser porque não envolve apenas as nossas leis, e nossas autoridades policiais, é preciso acolhimento no meio familiar, uma coisa que devemos nos atentar que existem em todas as classes sociais, não há diferença, abuso é abuso.

Todas as vítimas sobreviventes precisam de apoio psicológico, além de acolhimento em projetos sociais e muita, muita terapia que possa dar uma vida mais tranquila e sem maiores sequelas, sim, há como superar, mas sem ajuda psicológica, as vítimas de abuso ficam ainda mais vulneráveis, as relações interpessoais acabam sofrendo a influência dessa violência.

As consequências vindas desses atos violentes são além de problemas mentais,são emocionais e físicos, as pessoas vítimas de qualquer tipo de violência carregam essas marcas , essas cicatrizes pelo resto da vida e a cura só acontece depois de muita vontade e força e fé para que elas possam viver com uma saúde mental que a faça viver uma vida dentro dos padrões normais da sociedade.

Há uma lista gigantesca de pessoas que conhecemos, talvez  até nós mesmos já vivemos tais violências, mas o silêncio , um segredo , acaba deixando que essa violência fique apenas na nossa memória profunda, no nosso subconsciente que acabamos tendo que conviver, mas será que essa é a melhor atitude?

O silêncio é a arma mais eficiente entre os agressores, por isso é preciso denúncia, para que as denúncias entrem nas estatísticas, caso contrário, não há como punir os agressores, há ainda os estupros virtuais que devem também serem denunciados e uma constante investigação contra estes que propagam a pedofilia nas redes sociais , sites entre outros meios de propagação, enfim, há um mercado  bilionário a cerca da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Eu acredito que esse assunto é um tanto cansativo e entediante, mas é preciso que haja engajamento e apoio do terceiro setor além de uma política humanizada e direcionada e essa questão. 

A violência sexual não vem sozinha, ela está acompanhada do tráfico de pessoas, de drogas e também de órgãos, é um assunto sério que atingem milhões de pessoas e nós estamos interligados embora alguns não conseguem enxergar tais conexões.

A grande verdade é bem simples de entender, enquanto tiver alguém que nutre esse mercado, haverá quem sofre a mesma, não há desculpas para esse ato de violência, há agressores e agredidos, assim como há punição, mas é preciso um trabalho conjunto, uma universalidade para atingirmos o nosso propósito de extinguir , mas como já mencionamos, a cultura do estupro vem alimentando a nossa humanidade há milhares de anos em diversas culturas, sem a ação solidária e atos a favor dos direitos humanos, nada acontece,porque essa cultura não é de agora, é vinda de uma ação estruturada e bem enraizada, então, não é um trabalho fácil, mas importante, termos consciência e empatia, qualquer ação positiva é possível.

Precisamos ficar atentos aos sinais que esse ato violento se expressa, um comportamento de isolamento, a introspecção, a própria violência auto-punitiva, a culpa é uma agressão muito séria que precisamos entender.

Não se trata apenas de um crime, é um ato criminoso feito contra crianças e adolescentes, não é um ato isolado, é algo generalizado no mundo todo e eu pergunto até quando?

Até a humanidade se humanizar e entender que todos somos um, que devemos cuidar uns dos outros, que o egoísmo e o orgulho são atitudes inconsistentes com a paz e com o amor, em tempos de guerras, esses atos são constantes, são tão constantes que as mulheres protegem seus filhos com suas próprias vidas , são milhares de órfãos abusados, são crianças desaparecidas todos os dias, e não há como retardar isso porque estamos encurralados e políticas públicas que não tem força política, ONGs que lutam diariamente e que ativistas são mortos por defenderem uma causa tão importante, são vidas perdidas diariamente por puro egoísmo, orgulho e ganância, e agora perguntam: Por que o Planeta Terra " Gaya" responde com tamanha violência? Não é violência, é karma, é a reação dada a energia negativa e destruidora que circunda o orbe e que dificulta a nossa própria evolução.

Dirão que somos loucos contra algo que é quase impossível retroceder, mas eu penso:

E se um dos meus filhos desaparecessem, se alguns dos meus filhos sofressem algum abuso sexual, se alguns dos meus filhos sofressem algum tipo de isolamento, uso de drogas,alcoolismo, tudo é atitude humana, fruto da maldade humana, então, proteger é o nosso ato de amor, talvez se colocar no lugar do outro tem sido a nossa melhor escolha até agora e cuidar de nossos filhos, sobrinhos, netos, e conhecidos sejam a nossa melhor ação frente a uma sombra que está escurecendo o nosso planeta por causa das nossas escolhas errôneas.

O nosso ato pode causar uma tempestade no outro lado do mundo, qualquer ação gera uma reação que desconhecemos porque não nos damos canta ainda das nossas responsabilidades, não está na hora de pensar nisso?


Nenhum comentário:

Fique sabendo mais!!!!!

Seres alados!!

Seres alados!!
Somos alados quando temos boas atitudes.As minhas asas quebram quando minto, perco penas quando fico triste mas nunca perco a fé porque sei que vou voar para a eternidade.