Queridinha

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Vingança - Um ato de justiça ou aprisionamento?

Um dia as coisas se tornam diferentes, as cores já não são as mesmas e nem o gosto e cheiro nos parece agradável, um pensamento intruso nos cerca por todos os lados, a vida parece de escorrer entre os dedos, tudo muda no momento em que a vingança passa a existir na vida de alguém.
Num mundo onde as dores da alma de agigantam surge uma palavra em meio as confusões mentais, quando nos sentimos traídos, quando nos decepcionamos, há muitos motivos para que esse sentimento de vingança se apossa de nós, não há outra maneira, ela se entrelaça e nos amaldiçoa.
A vingança é um ato que se alastra dentro de corações machucados e que não aceitam a imposição da vida, é quando acontece uma grande catástrofe dentro de nós, independente da nossa posição, ser o vingador ou vítima da vingança, ela é sempre destruidora.
O ato do perdão é um ato libertador para ambos os lados, mas quem perdoa primeiro, cabe a nós nos procurarmos enquanto seres humanos, há tantos atos violentos com motivos diversos, mas a ação é sempre ligada aos atos vingativos, será que podemos dizer que é justiça ou apenas a falta de aceitação do que se viveu.
Nietzsche se expressa muito bem quando disserta sobre a vingança como ela sendo uma " prestação de contas" ou melhor, a vingança é um ato que nos quita com o nosso inimigo, ou seja, pensamos que estamos sendo justos, mas será?
Há entre nós laços invisíveis, o amor que nos aproxima é bom e gentil, mas a vingança também é um laço que nos aproxima através do ódio, sentimentos controversos e que nos garante as correntes para sempre, ou quase para sempre, sim, ela se estende além da vida que conhecemos.
Quando amamos , sentimos esse laço se estreitar porque através do amor, tudo parece próximo a harmonia e a paz, e a vingança é um ato vindo do ódio, da raiva e da inveja, no amor não há egoismo, orgulho e vaidade, mas as correntes que nos aproxima através do ódio só nos causam dor.
Há milhares de exemplos que se destaca em nossas vidas, e mesmo por meio das artes podemos entender sobre a vingança, enfim, não nos faltam exemplos de que vingança é só um jeito torto de procurar a justiça quando alguém foi prejudicado e não foi capaz de perdoar e isso faz com que este queira fazer o outro sofrer tanto quanto ele sofreu.
Há muito tempo conheci uma menina incrível, uma pessoa extremamente sensível e amorosa mas estava tendo alguns problemas, foi quando sua família me procurou para que eu pudesse ajudar de alguma forma, ela estava com problemas espirituais que a deixava em perigo.Um espírito inimigo do passado não a deixava viver em paz, ela viveu um grande trauma na infância e isso a fez abaixar a vibração deixando que este espírito se aproveitasse disso e a obsediasse, ela sofria desmaios, e quando ela estava em vias públicas a paralisava tendo que ser socorrida, a olhos desavisados e incompreensíveis , era uma tentativa de suicídio, na verdade, era uma possessão, durante algum tempo esses atos cessaram porque estávamos em contato quase o dia todo, eu aplicava reiki , fazíamos orações, mas o espírito apenas rosnava e a agredia violentamente, enfim, numa noite na minha casa ele enfim, se comunicou, depois de meses conversando e tentando fazê-la ficar mais tranquila, tentar elevar a sua vibração , ele disse o porquê dos seus ataques espirituais. Ela fora uma mulher muito poderosa numa reencarnação passada e por um motivo que desconheço, ela matou a mãe desse espírito, e como sabemos, sentimentos, emoções, e tudo que vivemos e sentimos não muda com a morte física, este espírito queria vingança, ele a queria morta, e quase conseguiu, bem, com muita conversa conseguimos encontrar a mãe dele no plano espiritual, ela estava o tempo todo velando por ele, mas a vingança o cegava, só conseguiu se acalmar no colo da mãe, e então, a obsessão cessou e hoje essa menina se tornou uma advogada e está melhor.
A vingança é um véu que nos cegam e nos fazem agir de forma violenta buscando uma justiça que não está clara, talvez a vingança seja uma forma de justiça que nos leva a pensamentos de perdão, mas será que é válido quando sentimos a vontade de nos vingar porque o nosso orgulho, egoísmo e a vaidade nos entorpecem?
Algumas pessoas sentem alívio depois de se sentirem vingadas, mas será que a história para por aí? E se a pessoa vítima da vingança resolve também se vingar? Surge um ciclo de dor e de intenso sofrimento.É válido?Então surge uma pergunta filosófica: Vingança é um ato de justiça ou aprisionamento?
O perdão é uma palavra mágica que nos ajuda a nos enxergar como falíveis e vulneráveis, o autoconhecimento nos ajuda nesse contato sincero sobre o que somos , quem somos e aonde queremos chegar, o perdão é um ato de amor e nos liberta de laços que não nos trazem paz.
Não importa o que passamos, mas o que pensamos e sentimos nos leva aonde queremos estar, somos nós os nossos próprios carcereiros, nos apegarmos aos sentimentos vingativos só nos prendemos a eles, nos deixamos levar por sentimentos deletérios e a paz que queremos só se distanciam de nós.
Se a vingança pode ser um ato de justiça,eu entendo mas será que essa é a nossa melhor forma de resolver o que nos adoece a alma e nos aprisiona a quem odiamos ou por quem nos odeiam?
Vingança é um veneno do qual ambos morrem e nada mais justo do que tentar deixar que o tempo, a ação divina se encarreguem da justiça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique sabendo mais!!!!!

Seres alados!!

Seres alados!!
Somos alados quando temos boas atitudes.As minhas asas quebram quando minto, perco penas quando fico triste mas nunca perco a fé porque sei que vou voar para a eternidade.