Quando aprendemos a lidar com as nossas próprias emoções aprendemos também a nos amar da maneira que somos.
Não se pode negar que somos apenas chamas acesas na escuridão, mas quando aprendemos que somos seres em desenvolvimento , podemos iluminar nosso próprio caminho.
Quando eu era pequena aprendi a engolir o choro, como se assim se resolvesse, então, ao engolir o choro aprendi que fechamos as portas para nossas emoções e nos trancamos, nos tornamos escravos.
Ao me tornar mãe, ensinei aos meus filhos a não engolir o choro , a não silenciar nossos sentimentos fossem eles positivos ou negativos.
A educação que damos aos nossos filhos, é o que os constroem, a forma com que ensinamos as nossas crianças a controlar suas emoções e aprenderem a lidarem com elas é o que as fazem felizes ou não.
A felicidade não pode estar expressa apenas no que virá, mas no momento que construímos no presente, o agora, o poder do agora.
Quando vivemos o presente com intensidade e respeito , estamos construindo um futuro igualmente intenso e respeitoso porque estaremos vivendo o próprio futuro, se pararmos para pensar, não existe tempo, existe a eternidade, é o que os hindus, egípcios nos ensinaram há milhares de anos e que só agora podemos entender essa dinâmica do Universo.
Estamos sempre preocupados com o futuro o que nos causa ansiedade e muita preocupação no que nem chegou a acontecer, é sensato sim, cuidar do nosso futuro enquanto pais e mestres, mas será que não estaremos demasiadamente vivendo de forma incompleta?
Por que incompleta?
Porque muitas vezes deixamos de viver cenas importantes, nos sacrificamos por um futuro incerto, mas não podemos tirar o mérito dos sacrifícios, é uma questão delicada.
Quando estamos nos preparando para provas, quando estamos estudando, quando estamos guardando economias , mas será que o exagero nos tira a alegria de viver o momento?
Essa é a questão, o equilíbrio.
É o caminho da neutralidade, o caminho em que tudo está no lugar certo, longe de preocupações demasiadas, é o lugar de fé.
A fé no futuro é o que nos posiciona no caminho em que percorremos, ninguém planeja uma viagem pensando que vai morrer antes e ninguém estuda para uma prova pensando que não vai concluí-la, mesmo que haja possibilidade de não passar ou se classificar.
A fé é o que nos proporciona pensamentos quanto ao futuro, e viver em equilíbrio é estar ciente que tudo segue um planejamento divino e contar com isso.
A fé nos ajuda a nos mover para conclusão de projetos, viver com medo do futuro é viver em constante ansiedade, é adoecer corpo e mente.
A fé no futuro é colocarmos a disposição do que temos de viver com nossas imperfeições e mudanças constantes, a fé não é só um estado de espírito é sem dúvida o combustível para a nossa felicidade.
Engolir o choro é o mesmo que se privar de emoções importantes para o nosso amadurecimento, é como adiar o processo de amadurecimento e o futuro depende do nosso amadurecimento, porque o futuro é o resultado dos passos que damos ao caminhar e engolir o choro é deixar de vivenciar emoções importantes que irão proporcionar um bom futuro, um futuro de paz, e quem não quer viver em paz?
A fé no futuro é estar presente, é estar sempre atento ao que sentimos e nos reconhecer como falíveis e aprendizes.
Tudo em nossas vidas estão entrelaçadas, damos nós, desatamos outros nós, tudo caminha para vivermos sempre em movimento, e as nossas emoções são o que nos move para a resoluções de problemas, é o que nos possibilita ações, então engolir o choro pode sim atrapalhar vivenciarmos um momento de paz no agora e no futuro, pense nisso.
A nossa educação, a educação que damos às nossas crianças não só é o caminho como terá resultados, e qual resultado você quer?
O engolir o choro pode influenciar o futuro de nossas vidas, dos nossos filhos, porque a as nossas emoções e a forma com que lidamos com as situações provocam ações e o nosso futuro é a reação dessas ações, portanto, o que fazemos com as nossas emoções estão diretamente ligadas ao que vamos viver.
A fé no futuro é o resultado das nossas ações ao nos depararmos com as nossas emoções negativas ou positivas e ao entendermos isso estaremos mais confiantes no que virá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário