Queridinha

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Meu livro infantil- " Um dia de fada" , o lado sério da literatura infantil.

 

Quando perdemos algo, procuramos, e quando não sabemos onde buscar,certamente ficamos perdidos, no final das contas, aprendemos a caminhar arriscando muitas direções.

Certa vez eu me perguntei até onde eu poderia ir, e ainda não consegui respostas sobre tudo isso. 

Hoje assumindo minha condição de escritora percebi que desde então eu colhi frutos dessa escolha e percorrendo antigos caminhos percebi o quanto cresci ao me acrescentar novas percepções às minhas escolhas e quando me vi ,eu encontrei novos pedaços de mim.

Escrever sobre violência doméstica num livro infantil me fez entender que as entrelinhas dizem coisas gritantes dentro de nós.

Meus personagens são bem familiares e suas personalidades não são indiferentes à nossas questões mais íntimas, conflitos familiares, o amor entre uma mãe amorosa e submissa e a filha ativa e alegre , a amizade entre elas num conflito com a imagem paterna que nos fazem refletir sobre os nossos laços familiares , as amizades que a nossa personagem faz ao longo de sua jornada a faz se reconhecer como uma pessoa iluminada e responsável ,  aprender o valor do perdão para esse resgate de sentimentos de amor pelo pai e entender que ele e falível e digno de uma nova chance,tudo isso num conto infantil e descrever a violência doméstica numa história infantil me trouxe a serenidade e a responsabilidade pessoal em me atirar num tema tão denso e tenso, descrever a prisão psicológica, as sequelas dessa violência através das escolhas amorosas da filha me fez perceber o quanto uma história infantil pode ser enriquecedora.

A literatura infantil não é mais uma forma de entreter mas educar suavemente as crianças e fazê-las refletir sobre pontos de vistas e questões relevantes para suas vidas, a literatura não se trata de uma brincadeira ou sem conexão com as nossas vidas,ao contrário disso , ela nos remontam e nos acolhe como um belo travesseiro.

A literatura infantil abrange questões psicológicas que devem ser entendidas e levadas a sério, a vida infantil,quer dizer, a infância é estruturada  e moldada através de nossa tutela, é na infância que ensinamos valores persistentes que levamos para a vida adulta,portanto, a literatura infantil nos afasta da ignorância e nos eleva o espírito para aprendermos coisas que de fato são importantes embora para alguns não passam de histórias fantasiosas.

É inimaginável as nossas vidas sem a literatura, assim como arte, estamos nos comunicando e nos conhecendo como seres humanos aprendendo uns com os outros as várias formas de amar , e estar entre autores que buscam conhecimento e filosofar através da arte de escrever me causa uma grande alegria ao me responsabilizar no cuidado com as crianças.

Sabemos o quanto a literatura transforma e de sua capacidade de se aprofundar em todas as questões que preenchem nosso imaginário, mas algo sério que deve ser entendido, que as crianças também aprendem inconscientemente e guardam fatos que possam ser desvendados através da mediação da leitura.

Assim como os desenhos, na literatura podemos entender atitudes das crianças no dia a dia, e como ela pensa, basta um olhar mais questionador durante as atividades com a nossa supervisão, enfim, literatura infantil é coisa séria e não apenas uma forma de distrair e entreter as crianças.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique sabendo mais!!!!!

Seres alados!!

Seres alados!!
Somos alados quando temos boas atitudes.As minhas asas quebram quando minto, perco penas quando fico triste mas nunca perco a fé porque sei que vou voar para a eternidade.