Queridinha

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

SOBRE A GRATIDÃO...


Sobre a gratidão.
Ser gratos não significa estar devendo um favor eterno, significa que você é agradecido por aquela pessoa e que a respeita.
Infelizmente as pessoas não conhece muito bem a gratidão e se tornam escravas daquelas que a ajudaram um dia.
Tenha experiência para dizer tais coisas.
Há muito tempo fui escrava de uma gratidão e quando me libertei me dei conta de que a palavra gratidão é muito mal compreendida.
As pessoas das quais somos gratos não se dão conta de que favores não são eternos, não precisamos ficar eternamente escravos daquele favor, porque é recusar a própria liberdade.
Quando sermos gratos?
É agradecer o favor através de respeito e amizade... não dedicar a vida eterna a uma pessoa só porque lhe ajudou numa situação difícil.
Essa escravidão se dá quando a pessoa que te ajudou fica cobrando , te lembrando o tempo todo da ajuda que ela prestou e te impõe eternos agradecimentos, como tudo que fizer a ela de bom grado não é suficiente, ela coloca preço a sua ajuda , é essa eterna gratidão...você passa acreditar que por mais que faça tudo pra ela, ainda não vai pagar o favor que lhe fora prestado.
A pessoa que te ajudou com o coração sem interesses jamais te cobra pelo favor,essa pessoa é a boa amiga...essa amizade sim vai ser eterna e merece respeito, esse é o maior valor da gratidão, esta palavra nesse caso está sendo bem empregado.
Pensemos... a pessoa que te cobra pelo favor que ela fez não é apenas uma amizade passageira como um verdadeiro vampiro, pois sulga a sua boa energia ao estar sempre agradecida a ela, e ela tentando te fazer escravo de seus favores... lembremos... favores não é uma moeda de troca... isso se chama colocar preço em sua amizade desrespeitando o sentimento de amor que a pessoa sente quando é ajudada... a pessoa que é ajudada está sensibilizada com o problema e a pessoa que age de má fé está aproveitando dessa fragilidade para se aproveitar mais tarde desse sentimento de gratidão da pessoa.
Pensemos.... não vamos cobrar das pessoas os favores que prestamos a elas, isso não é ser amigo e solidário, isso tem outro nome, é puro egoísmo e vaidade.
Vamos nos sensibilizar pelo sentimento de fragilidade e sermos amáveis com as pessoas sem dela cobrar nenhum sentimento de gratidão, pois este´ela já tem, não é preciso ficar lembrando... isso não é bom , além de significar falta de valores morais.
Sejamos nobres, a pessoa grata tem uma coisa que sempre nos é positiva, a amizade e a lealdade, quando se quebra a amizade, não há porque cobrar a lealdade.
Não se pode cobrar lealdade quando você mesmo traiu a sua confiança a exigindo gratidão... os seus erros não podem ser perdoados apenas porque a pessoa deve ser grata a você, porque ser grato não significa que devemos a você a omissão de seus erros... se você errou para com a pessoa que lhe é grato nçao significa que a pessoa deva a você a cumplicidade do erro, foi você quem errou não ela.
Abusar da gratidão dos outros não é só um ato egoista como também um ato inconsequente...
Ser grato não é aceitar tudo que a pessoa que te ajudou, mas é ajudá-la da maneira que puder, ser grato não é ser escravo, ser grato é ser amigo daquela pessoa que a ajudou, mas se esta pessoa não se comporta como uma amiga, apenas agradeça e siga seu caminho, uma hora essa pessoa aprende o verdadeiro valor da amizade!!

Um comentário:

Jeferson Cardoso disse...

A gratidão, no meu entendimento, só perde pro amor em uma escala de valores nobres... Nerfetiti, a propósito, por acaso, quer ver uma situação moral delicada na vida?>>> O http://jefhcardoso.blogspot.com anseia por um comentário de sua parte. Abraço!

Fique sabendo mais!!!!!

Seres alados!!

Seres alados!!
Somos alados quando temos boas atitudes.As minhas asas quebram quando minto, perco penas quando fico triste mas nunca perco a fé porque sei que vou voar para a eternidade.